
Descrição da instituição
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá produz conhecimento científico e inovações tecnológicas para promover a conservação da biodiversidade e melhorar a qualidade de vida dos povos da Amazônia.
Constitui um dos centros de excelência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI – OS) e é singular em sua atuação na interface entre pesquisa, conservação da biodiversidade, desenvolvimento social, fomento de cadeias produtivas, manejo e gestão no Bioma Amazônico.
Solução em CTI
O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) do Instituto Mamirauá tem como foco a capacitação e o aperfeiçoamento técnico de jovens produtores rurais que atuam no manejo de recursos naturais da Amazônia. O CVT forma lideranças capazes de enfrentar dificuldades impostas a comunidades afastadas dos grandes centros. Enquanto jovens de grandes centros urbanos em geral não passam mais de uma hora distantes das telas de celular, televisão, computador e tablet, há quem cresça e se forme cidadãos e cidadãs em comunidades no interior da Amazônia onde nem sinal de celular existe, quem dirá 3G.
São dois anos do programa pedagógico do CVT. No primeiro ano de estudos, jovens de várias unidades de conservação da Amazônia saem das comunidades onde nasceram e cresceram e vão morar em Tefé, onde se localiza a sede do IDSM.
Nesse período, frequentam aulas na sede do instituto que vão de disciplinas comuns como matemática, contabilidade e língua portuguesa, até áreas de conhecimento voltadas as suas próprias realidades de moradores da várzea amazônica. Aprendem sobre tecnologias sociais direcionadas para melhorias na qualidade de vida das populações e no manejo de recursos naturais, dos quais suas comunidades sobrevivem. O aprimoramento de técnicas e o uso sustentável da pesca e da agricultura são alguns exemplos disso.
Público-alvo
Governo, Pessoa física
Abrangência
Local/Regional