
Descrição da instituição
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) é um instituto público vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, criado em 1952. Sua missão é gerar e disseminar conhecimentos, tecnologias e inovações, e capacitar pessoas para contribuir na formulação de políticas públicas e ações para o desenvolvimento sustentável da Amazônia, executando pesquisas relacionadas às mudanças climáticas, à biodiversidade, à saúde, às tecnologias, à sociedade e ao ambiente. Com sede em Manaus, possui quatro núcleos de pesquisas nos estados do Acre, Roraima, Pará e Rondônia. Seu principal objetivo é a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico e a integração dos polos socioeconômicos e ecossistemas estratégicos da região da amazônica brasileira, e realizar, executar e divulgar estudos e pesquisas na área de desenvolvimento científico e tecnológico para o fortalecimento do desenvolvimento sustentável da região.
Solução em CTI
O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA possui desde 2011 um ambiente promotor de inovação denominado Incubadora de Empresas do INPA (IE-INPA), que contribui com o empreendedorismo inovador na região metropolitana de Manaus-AM. O Programa de Incubação possui duas modalidades: residente – ocupa espaço dentro do prédio da Incubadora; e, não residente – a empresa recebe suporte da incubadora, porém não se encontra fisicamente instalada. Para participar do edital de incubação do INPA, o empreendedor não precisa possuir uma empresa formal com CNPJ, somente após a aprovação no processo seletivo, que inclui capacitações para os candidatos.
O Programa de incubação do INPA nas modalidades “residente” e “não residente” apoia o empreendedor na jornada de validação do seu negócio inovador.
Também desenvolve tecnologias sociais adaptadas à realidade socioeconômica da Amazônia, como o purificador de água, de baixo custo e de fácil transporte, desenvolvido pelo INPA, o qual foi inclusive licenciado e transferido ao setor produtivo, gerando royalties à Instituição.
Público-alvo
Startup, MPE, Média empresa, Empresa de grande porte, Governo, ICTs, Investidor, Pesquisador, Terceiro Setor
Abrangência
Local/Regional