
Descrição da instituição
O Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA) foi criado com a transferência do Museu de Biologia Professor Mello Leitão, fundado por Augusto Ruschi em 1949, para a estrutura do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), pela Lei 12.954/2014. Caracteriza-se como uma instituição científica, tecnológica e de inovação (ICT). Sua sede está localizada na área urbana do município de Santa Teresa, Espírito Santo, onde se desenvolvem as atividades administrativas, científicas, museológicas e educativas. O INMA tem a responsabilidade de preservar valioso acervo biológico– formado por 120.000 espécimes da fauna e 53.000 registros da flora brasileira, sobretudo da Mata Atlântica, e gerenciar duas áreas de conservação próximas à sua sede – a Estação Biológica de São Lourenço e a Estação Biológica de Santa Lúcia – compartilhada com a Universidade Federal do Rio de Janeiro e Associação de Amigos do Museu Nacional.
Solução em CTI
Disponibilização de coleções científicas nas áreas de botânica e zoologia. Trata-se de acervo biológico à disposição de pesquisadores, formado por espécimes da fauna e registros da flora brasileira, sobretudo da Mata Atlântica.
Manutenção de estrutura para pesquisadores e disponibilização de acesso a estações biológicas da Mata Atlântica. A Estação Biológica de Santa Lúcia possui 440 hectares. A Estação Biológica de São Lourenço possui 22 hectares. Ambas estão localizadas em Santa Teresa (ES) e podem ser visitadas para coleta de material biológico para pesquisas.
Disponibilização de acesso a acervo bibliográfico voltado, principalmente, à área de Ciências Biológicas.
Público-alvo
Governo, ICTs, Pesquisador, Terceiro Setor
Abrangência
Local/Regional, Nacional, Internacional